Quem ouvir falar num motor 3.0 V6 biturbo com 367 cv vai associar imediatamente estas características a um grande desportivo, talvez um coupé. Mas este é o cartão de visita do Mercedes AMG GLC 43, um SUV para quem gosta de emoções fortes...
O desenho da carroçaria foi revisto para assegurar a respiração e refrigeração do motor 3.0 V6 biturbo de 367 cv, a altura ao solo foi reduzida para potenciar o comportamento dinâmico, a aerodinâmica foi repensada e as vias foram dilatadas, o que obrigou a alargar as cavas das rodas e permitiu a adopção de jantes de 19 polegadas com pneus 235/55 à frente e 255/50 atrás.
Gostamos da imagem, mas dispensamos os "patins" laterais que têm um aspecto demasiado "tuning" e dificultam, em vez de facilitar, o acesso ao habitáculo.
AO VOLANTE. Quem tira prazer da condução não pode resistir a um motor como este 3.0 V6 biturbo. É apaixonante, independentemente da forma como o olharmos. Mas por muito evoluído que seja este bloco, que herdou muita da tecnologia desenvolvida para a F1, nada seria igual sem tudo o que lhe está associado.
A tracção total permanente 4MATIC, que nos outros modelos abre a porta aos maus caminhos, neste caso coloca no chão todos os cavalos para permitir passar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, e o seu sistema de gestão "inteligente", no modo "Sport +" e com o controlo de tracção (ESP) desligado, deixa escorregar as rodas traseiras em aceleração, num estilo (quase) "drift". Vale a pena tentar, mas será por sua conta e risco, porque não nos podemos esquecer que este SUV pesa mais de 1,8 toneladas e tem uma altura ao solo que nada tem a ver com a de um coupé. E isso faz toda a diferença...
A direcção é rápida, mas não é tão comunicativa como a que encontramos num C Coupé AMG e, apesar do reduzido adornamento da carroçaria, o comportamento sobrevirador (frente a escorregar) acaba por ser evidente nas curvas abordadas com mais optimismo. O melhor é inserir o carro em curva e aguardar que a suspensão "dobre", antes de acelerar a fundo para sair em força. É certo que estas são situações limite, mas este GLC 43 AMG convida a ir até aos limites...
Motor V6 biturbo
Cilindrada (cc) 2.996
Potência máxima (cv/rpm) 367/5.500
Binário máximo (Nm/rpm) 520/2.500-4.500
Velocidade máxima (km/h) 250 (limitada)
0 a 100 Km/h (s) 4,9
Consumo médio (l/100 km) 7,3
Emissões de CO2 (g/km) 199
Preço desde (€) 83.650
+ CARÁCTER. Pode ser um SUV, mas também é um grande desportivo capaz de garantir todo o prazer de condução.
- FISCALIDADE. É um 4x4 e no nosso país paga por isso, apesar de não fazer qualquer sentido porque a tracção total começa por potenciar a segurança.